<$BlogRSDUrl$>
   

9.9.05


Fumando e tomando café enquanto me sentava no banco do jardim que tem no prédio onde eu trabalho, uma formiga se aproximou. Dei-lhe um peteleco com a ponta dos dedos e a pobrezinha foi parar no chão, intacta. Meio titubeante, recompôs-se e voltou a caminhar rapidamente pelo piso de ardósia.

Traguei o cigarro, dei um gole no café e comecei a pensar que, se eu tivesse o mesmo tamanho e peso daquela formiga e recebesse um igual peteleco ao que dei na pobrezinha, morreria eu ao ser arremessada daquela altura e na mesma velocidade?

Porque a mesma força gravitacional que age sobre mim, atraindo-me para o centro da Terra, age sobre a formiga, certo?

Proporcionalmente, se aqueles 50 centímetros de altura dos quais ela foi arremessada fossem aplicados a uma altura proporcional ao meu tamanho e peso, como se eu fosse a formiga naquela situação, eu me espatifaria no chão? Óbvio que sim.

Levando em consideração o meu tamanho e o meu peso, sei que a força gravitacional que age sobre a formiga é menor do que a força gravitacional que age sobre mim mas... E se eu estivesse num planeta, milhões de vezes maior do que nossa Terra é, de forma que meu peso e tamanho fossem proporcionais em relação ao espaço como é o da formiga. Ao cair, eu morreria?

E a formiga? Flutuaria?