<$BlogRSDUrl$>
   

24.3.04


REITORES SUCKS

Sucks, porque eles são velhos, ditadores, conservadores e, se bobear, podem proibir mulheres de irem à universidade. Ou matriculá-las apenas em cursos como “Economia Doméstica”.

Eu passei quase que os quatro anos de faculdade sem, sequer, saber quem era esse cara tamanha é a importância dele pra quem é aluno.

Foi então que, na segunda-feira...

Eu: Preciso ir pra casa... Tô com sono... fome... vontade de fazer xixi... tem mais alguma coisa pra resolver aqui na entrega dos convites?

Shi: Acho que já terminamos tudo...

E lá estava eu, prestes a atravessar a rua, quando o Ozanan [sim, o cara chama OZANAN e é o funcionário mais tosco da faculdade. Gente boníssima! O nome dele poderia ser a nomenclatura de algum remédio não-genérico... Mas eu o chamo de “Oz”, porque é mais legal...], me pára bem na hora que eu tava saindo da calçada.

Oz: E-E-E-Endora! O o o o re-re-reitor quer falar c-c-c-com você!

Eu: O reitor? Mas que foi que eu fiz???

Oz: A-a-a-a-acho que é so-so-so-bre o ro-ro-roteiro de colação d-d-d-de grau.

Eu: Ai, Oz... num pode ser amanhã? Eu tô com fome, cansada...

Oz: A-a-a-a-acho que não...

Entrei novamente na faculdade e fui pro lado “chique” da Instituição. Sim... sala de reitoria, pró-reitoria, diretoria e afins é algo de outro mundo... dignos de cenário de novela...

Esperei alguns minutos e fui falar com o velho.

Toda a história se baseia em três pontos:

- a faculdade tem um roteiro de colação onde só um paraninfo e um orador fala;

- no nosso roteiro de colação todos os paraninfos e oradores falam (seis professores e seis alunos);

- o cérebro de um reitor ocupa o mesmo espaço que uma ervilha no universo.

Reitor: Boa noite mocinha.

Eu: Boa noite, professor. E meu nome é Endora.

Reitor: Sim, eu sei.

Então porque não me chamou pelo meu nome, seu imbecil?

Reitor: Mocinha... é o seguinte...

”Mocinha” era seu apelido na faculdade, seu cretino!

Reitor: ...eu não aprovo esse roteiro.

Eu: Por quê?

Reitor: Porque essa faculdade tem regras. E na nossa colação, só um paraninfo e um aluno fala.

Eu: Por quê?

Reitor: Porque nós temos um tempo a ser seguido e isso foi estabelecido há 15 anos!

Eu: E quem estabeleceu isso?

Reitor: Eu.

Eu: Por quê?

Reitor: Porque sim, oras!

Eu: Ótimo! Que bom poder falar com quem faz as regras. Assim, nada nos impede de melhorar o que já vem sendo feito. Professor, vou ser bem sucinta: já nos reunimos com os paraninfos e eles se comprometeram a fazer um discurso de 2 minutos. Isso inclusive está cronometrado e o tempo está descrito no roteiro. Os oradores já estão ciente da questão do tempo também e estamos fazendo reuniões periódicas com eles para trabalharmos postura e...

Reitor: Não. Se for assim, não vai ter colação.

Eu: O senhor não pode proibir a colação dos alunos!

Reitor: Quem te disse isso?

Eu: Tem no Estatuto da faculdade...

Reitor: . . .

Eu: . . .

[silêncio]

Reitor: Mocinha, então nós faremos a cerimônia solene, no auditório da faculdade e pronto! A festiva vocês vão fazer como quiserem.

Eu: Qual a diferença?

Reitor: Simplesmente, a reitoria não estará presente!

E um leve sorriso pairou sobre a face daquele quase-ditador... talvez ele tenha pensado: “Oh! Eu dei um fatality nela!!!”

Eu: Com todo o respeito, professor: os paraninfos e os oradores são muito mais importantes para os alunos do que a reitoria.

Se ele fosse um desenho animado, eu tenho certeza que, nesse momento, a “tampa” da cabeça do reitor se levantaria em sincronia com fumacinhas que sairiam das suas orelhas, com um barulhinho de maria-fumaça acompanhando...

Reitor: MAS VOCÊ É MUITO PETULANTE, MENINA!

Eu: Estou aqui apenas representando os interesses dos alunos.

E seguiu-se uma “amigável” discussão sobre o assunto. No fim das contas, uma reunião entre paraninfos, comissão de formatura e ele, foi marcada. Consegui pegar o velho numa deixa que ele deu e consegui fazê-lo “pensar” se todos os oradores poderão falar ou não. Por fim, acho que ele pensou que eu fosse chorar ao primeiro grito dele, mas eu estava mesmo era me segurando pra não dar uma cuspida naquele terno caro que ele usava...

E eu diria que, as minhas tardes se tornaram muito mais divertidas depois que começaram a rolar os barracos via e-mail entre a Miranda [aka monga de Comunicação Social] e eu. O barraco do Big Brother entre a Marcela e a Solange fica no chinelo perto da troca de elogios entre a “projeto de vereadora” e essa que vos escreve. Sim, porque a Miranda vai sair como candidata a vereadora de São Caetano este ano... e não seria má idéia arruinar a carreira política dela com depoimentos bombásticos para seus candidatos adversários... Rá!

*Música sombria ao fundo, esfregada de mãos sombria e gargalhada maléfica*

* * *

Round One!
Fight!!!


From: Endora Misfits
To: Comissão de Formatura


Pessoal, bom dia!
Amanhã, estaremos nos encontrando às 18:00hs na frente do bar do Nelsão para irmos para a reunião.

Solicito que todas as questões que estiverem pendentes, sejam anotadas para que possamos discutí-las amanhã e não deixarmos nada passar batido.

Miranda: você já encaminhou o convite pro prefeito? Ele já deu retorno? Tente confirmar isso com a mesma velocidade que você e o Wagner providenciaram suas adesões.

Só complementando: foi incrível a quantidade de alunos de PP que estavam completamente perdidos e desinformados. A Shirley pode confirmar isso. É gratificante saber que temos pessoas tão empenhadas como você e o Wagner na comissão! E se achar ruim, amanhã a gente resolve essas diferenças "profissionais" pessoalmente! Obrigada.


E é claro que eu tive a retaliação básica...

From: Miranda
To: Comissão de Formatura


Endora,

Não vou mais responder se eu enviei o convite ao prefeito. Se você realmente quer saber, consulte sua memória. Será que ela está aí?

Em relação aos alunos de PP, não precisa se preocupar pois nós, (eu e o Wagner), nos entendemos com eles. Se eles procurarem você ou outra pessoa, basta pedir para que eles nos procurem e pronto.

Não sei porque minha pessoa te encomoda tanto. Não quero ficar trocando e-mails ofencivos e nem cair na baixaria de ter que bater boca com ninguém. Agora nós vamos ter que nos suportar até a data desta festa e espero que seja com classe. Para o resto do pessoal, mil desculpas!


* * *

Round Two!
Fight!!!


From: Endora Misfits
To: Comissão de Formatura


Primeiro: não é "encomoda", e sim, "incomoda".

Segundo: não é "ofencivo", e sim "ofensivo".

Minha memória é tão boa quanto seu desempenho na comissão.


From: Miranda
To: Comissão de Formatura


Tô vendo que preciso me matricular na 1ª série novamente!!! Mas fora isso, eu acabei de falar com o Wagner e ele me confirmou que avisou a todos sobre fotos, provas, convites, etc. Nós estamos falando com os outros alunos de PP para ver se eles tem dúvidas e sobre o que eles acharam da entrega dos convites. Vamos perguntar também se você falou muito mal da gente... hi hi hi!!! Só para descontrair os nervinhos!


* * *

Round Three!
Fight!!!


From: Endora Misfits
To: Comissão de Formatura


Miranda, eu só falo mal de você na sua cara mesmo. Pelas costas num tem graça... hi hi hi...


From: Miranda
To: Comissão de Formatura


Estava procurando e achei algo que me faria...vamos dizer, "gostar em você": sua franqueza. Você está de parabéns! Já sei o que você vai responder. Não preciso que você ache nada de mim. Estendo a bandeira branca, pronto!


* * *

E eu ia dizer que, apesar de tudo, ela é uma boa pessoa...

...QUANDO ESTÁ DORMINDO!!!

Uhauahuahuahuahuahuah!!! Que tolinha...